Sydney Opera House

Sydney Opera House

A moda australiana



1 comentários
A moda feminina aqui anda muito à volta do estilo "slut". Não sei se é porque as miúdas durante a semana têm que andar muito compostinhas com a farda da escola, que depois ao fim de semana ou à noite é a loucura! Às vezes fico chocada e não percebo como é que os pais as deixam sair à rua assim vestidas...

É mais ou menos isto...

As miúdas, logo novinhas, andam com saias curtíssimas, blusas transparentes e sapatos de saltos vertiginosos. Na rua é comum verem-se coisas tão más como collants usadas por si só, como se fossem leggings (e eu sou daquelas que já achava que leggings não são calças, quanto mais collants...), mini-micro-saias que mal cobrem as "bordas", ou o mais bizarro que já vi, uma miúda com uns calções tão curtos que até as cuecas eram maiores e apareciam por baixo.
Por outro lado, as mulheres que trabalham nos escritórios na cidade, durante o dia andam sempre elegantes e impecáveis, com roupa super feminina, cabelo cuidado e sapatos lindos.

As minhas experiências em lojas de roupa por aqui são sempre interessantes. É difícil encontrar roupa decente nas lojas mais baratas e as outras, com roupa mais formal são um roubo.

Há tempos entrei numa loja à procura de um vestido. Apesar da maior parte dos vestidos dessa loja ter grandes aberturas nas costas, na barriga, serem demasiado curtos ou com grandes decotes, vi um que me parecia razoável e fui experimentar. Surpresa das surpresas, os provadores não tinham espelho lá dentro (wtf?), o que me obrigou a sair para a loja para me conseguir ver. Cá fora uma equipa de funcionárias fazia coro com elogios às mulheres que saiam para se ver ao espelho. Ouvia-se "wow, you look so sexy!", "that dress really shows your curves" ou "you look hot", num tom ensaiado, mesmo quando algumas não estavam nada favorecidas...
Eu cá gosto de fazer as minhas compras descansada e de ser eu a decidir se a roupa me fica bem ou não. E quando vejo que afinal a roupa não faz o meu estilo (o tal vestido tinha um decote exagerado) ou quando a roupa não me fica bem, dispenso comentários a dizer que fico "sexy".

Não me consigo habituar a essa faceta da moda australiana, das mulheres à noite se vestirem para o engate, dos vestidos tão curtos que quando se sentam vê-se tudo, dos saltos tão altos que ao fim da noite todas andam descalças com os sapatos na mão. Não percebo essa necessidade de se mostrar. Como diz o meu patrão, "They don't leave much room for imagination".

1 comentários:

newer post older post